Ae galera. Vi uma reportagem ontem na National Geographic no MayDay. É sobre o perigoso aeroporto de Tegucigalpa, na Honduras. Pousar lá com aviões maiores é mais difícil pois a pista é um pouco curta. O Acidente mais grave acontecido lá foi o A320 Taca que pousou em 3/4 da pista e não conseguiu frear, caindo no barranco que dava na rua. As imagens impressionam.
Após este acidente, a pista foi aumentada, tendo que ser destruída ( literalmente ) uma colina que interferia nos planos. Teve que ser interditada a estrada que passava. Depois, os carros podiam passar. Mas um guarda comandava o trafego aéreo e terrestre. Enquanto aviões não apareciam para pousar e decolar, a pista estava livre para os carros. Mesmo assim, com a pista alongada, continua curta e muitos pilotos não tem confiança em pousar com aviões maiores como 757, 767, Etc. A maioria preferem ATRs e aeronaves à hélice ( Bombardier , Atr .. ).
Os pilotos têm que fazer uma grande curva para só então, perto da pista, poderem se alinhar à ela. É considerada uma manobra de alto risco e que necessita muita experiência.
0 comentários:
Postar um comentário